O primeiro passo na escolha é definir a voltagem do sistema.
Pode funcionar a 12 e 220 V. Aconselhamos o uso de fita de 220 v para fim doméstico. Geralmente a fita de 12 V é utilizada em circuitos de iluminação fotovoltaica. Sendo de grande utilização em caravanas e autocaravanas. Mediante a escolha da voltagem, irá influenciar o tipo de transformadores utilizar.
Tipos de Fita LED
• Fita standard para interior IP20
• Fita de mangueira flexível 220v IP65 ideal para exterior
Todos os tipos de fita podem ter um tom de luz ou vários “RBG”. A cor mais utilizada é a branca. Esta varia entre 3000k a 6000k, onde 3000K representa cor de luz branco quente (mais amarela) e o 6000k branco frio (branca).
Componentes
As componentes a considerar: fita, transformador, perfil e controlador facultativo.
Aconselhamos a aplicação da fita para interior, num perfil de alumínio com difusor acrílico. Assim a vida útil da fita será prolongada. Se aplicar diretamente em superfícies de madeira, irá perder a eficiência ao longo do tempo devido ao aquecimento.
Transformador
Tem como função colocar a energia na fita. A escolha do transformador varia conforme a potência da fita a utilizar. Obtemos a potência necessária para o transformador através da multiplicação dos watts pelos metros.
Controlador
Serve para controlar a intensidade de luz. Irá dimar a energia que o transformador recebe. É colocado entre o transformador e fita Led. Está componente é facultativa. Geralmente os controladores dispõe de um comando que funciona por radio-frequência.